Estelle Brachlianoff "Até 2022, permitimos a nossos clientes reduzir sua produção de carbono em 14 milhões de toneladas".

Estelle Brachlianoff "Até 2022, permitimos a nossos clientes reduzir sua produção de carbono em 14 milhões de toneladas".

Como é essencial construir consenso sobre o que é impacto e como medi-lo a fim de acelerar a transição social e ecológica de nossa economia, a primeira Cúpula de Medição de Impacto foi realizada em 13 de fevereiro na Assembléia Nacional. Esta foi uma oportunidade para Estelle Brachlianoff, CEO da Veolia, lembrar a um público de empresas, financiadores, pesquisadores, associações e partes interessadas públicas que o impacto está no centro da estratégia corporativa do Grupo.

 

A medição faz o impacto

"Não se trata mais de fazer 'o que podemos', mas de colocar o impacto no centro de nossa ambição, como sublinha nosso plano estratégico, Impact 2023, com este forte desejo de oferecer a nossos clientes soluções para limitar seu impacto no planeta", explica Estelle Brachlianoff . Como resultado, a empresa conseguiu uma redução de 14 milhões de toneladas de carbono para seus clientes. 

Como? reciclando o plástico em vez de usar petróleo ou utilizando combustíveis alternativos a partir de resíduos. E o impacto é real e mensurável.

 


A medição é o que faz o impacto, para monitorar o progresso e obter resultados concretos.

"A noção de dinâmica é essencial.

Este é um dos pontos que Estelle Brachlianoff enfatizou particularmente: "Para mim, não há bons ou maus, apenas aqueles que agem para melhor. E é esta dinâmica, seja ela social ou ecológica, que conta. Por exemplo, quando se substitui carvão por combustível de resíduos não recicláveis em uma caldeira, a pegada de carbono é reduzida em 70% e acho uma pena que alguns investidores não façam o mesmo, considerando que os 30% restantes seriam um ponto negro em sua pegada de carbono". Colocar o impacto no centro é, portanto, fundamental, tendo o cuidado de priorizar o exemplo na avaliação das iniciativas. 

 

Embora o meio ambiente seja agora o critério chave, o impacto da empresa sobre seus funcionários, clientes e a sociedade em geral é de primordial importância. De fato, os desafios ecológicos não devem nos fazer esquecer as questões sociais em jogo. Com isto em mente, a Veolia oferece um pacote social mínimo, como licença maternidade, seguro saúde e apoio aos cuidadores, a nossos funcionários em todo o mundo, mesmo em países onde a legislação não prevê isso.

 

A Veolia é parceira para a medição do "Envolvimento Social Corporativo em territórios".

 

Em paralelo a esta Cúpula, a Veolia está assinando uma parceria com o Impact Tank e contribuirá para o grupo de trabalho "Responsabilidade Social Corporativa em territórios". Este grupo de trabalho reunirá pesquisadores e parceiros públicos e privados para identificar soluções empresariais que tenham um impacto social nos territórios. Seu objetivo: criar um quadro de referência para medir o impacto social a ser submetido às administrações públicas.