Governo de Tuxtla Gutierrez e Veolia México lançam a segunda etapa de conteinerização expandindo a rede de contêineres feitos de material reciclável

Em resposta às necessidades sanitárias desta cidade, o Conselho Municipal de Tuxtla Gutierrez e a Veolia iniciarão a segunda etapa do Programa de Conteinerização através do qual um total de 3.834 novos contêineres serão instalados, além dos 2.600 colocados no ano passado. 

O programa de conteinerização em Tuxtla ajuda a reduzir o risco de propagação de doenças infecciosas, encapsulando o lixo e evitando assim sua dispersão pela chuva, ar, animais de rua e até mesmo a infestação de roedores, mantendo as ruas, as calçadas e os espaços abertos limpos.

"Este sistema de coleta é um compromisso de higiene não apenas para contribuir com o bem-estar dos habitantes de Tuxtla, mas também de nossos coletores, já que com este sistema o contato com os resíduos é mínimo. Assim, embora nos permita tornar nosso serviço mais eficiente, reduzimos os riscos de saúde para todos nestes tempos complexos pelos quais passamos atualmente."
Alejandro Castañón
Gerente Geral da Veolia Tuxtla

A segunda etapa do Programa de Conteinerização contribui para otimizar as condições de saúde de Tuxtla Gutiérrez a fim de reduzir o risco de propagação de doenças infecciosas. 

Com o uso adequado desses contêineres, consegue-se uma imagem urbana mais favorável, evitam-se maus odores, pois eles encapsulam os resíduos e a ordem também é favorecida ao evitar o acúmulo de resíduos na via pública devido ao ar, chuva ou animais de rua. 

As atividades logísticas envolvendo a gestão diária de resíduos é um dos principais desafios das grandes cidades do mundo. Tuxtla Gutiérrez não poderia ser a exceção com suas mais de 600 mil pessoas que querem desenvolver suas atividades em um ambiente saudável, livre de lixo e cuidando do meio ambiente.

O prefeito de Tuxtla Gutiérrez, Carlos Morales Vázquez, destacou outros benefícios do programa de contenção, como a prevenção de situações de risco durante a estação chuvosa, impedindo que toneladas de lixo causem entupimento nos bueiros e redes de drenagem pluviais. Além disso, o programa também impede que o lixo depositado na rua tenha como destino final o emblemático Cañón del Sumidero.

Veolia, uma referência internacional em gestão integrada de resíduos, água e energia para cidades e indústrias, continua colaborando com o Conselho Municipal de Tuxtla Gutiérrez para promover o bem-estar de milhares de famílias de Tuxtla Gutierrez. Também está trabalhando de forma permanente, mesmo durante um período tão importante como a pandemia da COVID-19, para proporcionar um tratamento adequado dos resíduos produzidos na cidade. 

Para a empresa, é importante unir esforços com a administração local para desenvolver soluções que permitam um aumento da vida útil e do valor do uso dos recursos. Entre eles, hoje mantém a operação do local de disposição final de resíduos, o triturador de pneus, a planta de seleção, a planta de transferência, e também realiza campanhas para promover a cultura ambiental voltada para a comunidade.