Nexa Resources concede à Veolia contrato para operar a planta de Utilidades e Efluentes da refinaria de Cajamarquilla, em Lima

O contrato assinado entre as empresas prevê a otimização do desempenho operacional da refinaria de zinco localizada no distrito de Lurigancho.

A fim de otimizar a operação e manutenção da área de utilidades e efluentes da refinaria de zinco de Cajamarquilla, em Lima, a mineradora Nexa, a quarta maior produtora de zinco do mundo, assinou um novo contrato com a Veolia Peru. Durante os próximos 39 meses, a Veolia fornecerá toda sua experiência para garantir uma gestão operacional baseada em altos padrões de qualidade e segurança. Também fornecerá suporte técnico permanente para a área que compreende caldeiras, compressores, torres de resfriamento, planta de água potável, planta de água desmineralizada e planta de efluentes da mineração metalúrgica.

Contaremos com especialistas estrangeiros e locais, que nos permitirão aproveitar ao máximo a eficiência das equipes. Além disso, disponibilizaremos um número seleto de pessoal de campo técnico com treinamento e experiência necessária para um contrato dessa magnitude.
Janis Rey Lozada
Diretora Nacional da Veolia Peru

Entre os principais aspectos deste contrato entre a Nexa e a Veolia destacam-se:

  1. Economia de custos: eficiência operacional e custos operacionais andam sempre de mãos dadas. Isto porque ter o equipamento dentro de sua faixa de operação gera uma vida útil mais longa e reduz o consumo de energia associado.
  2. Responsabilidade ambiental: o controle adequado dos parâmetros de descarga de efluentes ao meio ambiente permite manter os padrões ambientais da NEXA e sua conformidade legal.

A refinaria de zinco de Cajamarquilla é a única operação de fundição de zinco no Peru, a sétima maior do mundo e a maior das Américas em volume produzido, de acordo com a empresa de consultoria internacional Wood Mackenzie. Graças a um modelo comercial integrado, a maior parte do zinco refinado da unidade provém das próprias minas da Nexa: Cerro Lindo, localizada em Ica, Atacocha e El Porvenir, localizadas em Pasco.