Reciclagem em outro nível: uma plataforma virtual permite solicitar a coleta de reciclagem em casa em Manizales, Colômbia.

Reciclagem em outro nível: uma plataforma virtual permite solicitar a coleta de reciclagem em casa em Manizales, Colômbia.

  • O projeto piloto será realizado no bairro de Palermo, em Manizales, e espera-se que seja estendido ao restante da cidade.

  • Os catadores de lixo de Manizales serão beneficiados, pois o material será entregue de forma personalizada.

Papel, papelão, plástico, pet e latas, entre outros, são os materiais que podem ser reciclados pelos usuários que se registrarem e agendarem a coleta. 

Um site será a nova ferramenta para 50 catadores de Manizales coletarem a reciclagem em casa. 

Todos os meses, Luisa Fernanda Murillo evita que oito toneladas de material utilizável acabem no aterro sanitário. Ela carrega essa responsabilidade para com o planeta há quatro anos, mas sua tarefa não é fácil: ela caminha cerca de 15 quilômetros por dia em busca de reciclagem. No entanto, agora uma mensagem chegará ao seu celular notificando-o sobre a área e a localização do usuário, para que ele possa ir buscar sua reciclagem. 

Foi assim que surgiu o projeto 'La Tribu que Reciclemás', a aliança entre Emas by Veolia Colômbia e www.amazoniko.com, uma plataforma de reciclagem colaborativa que conecta recicladores com residências, empresas e marcas, com o objetivo de dar uma segunda chance aos resíduos recicláveis.

"Quero ser um professor de reciclagem, ir às casas das pessoas e ensiná-las a maneira correta de reciclar. Já ensinei muitas pessoas e é por isso que queremos que esse projeto dê certo, mas isso depende de todos", explica o membro da Asoreco, uma associação de catadores que coleta uma média de 70 toneladas de plástico, papelão, alumínio e papel, entre outros itens.

Inicialmente, o projeto-piloto será realizado no bairro de Palermo, em Manizales, onde os catadores da Asoreco estabeleceram rotas de coleta de materiais reciclados, mas está planejado para ser estendido ao resto da cidade.

Sem dúvida, a mudança começa com cada um de nós, começando em casa. Os catadores de materiais recicláveis são obrigados a abrir sacos de lixo nas ruas, expondo-os a perfurações e outros tipos de ferimentos. Com essa proposta, buscamos melhorar suas condições, pois eles desempenham um papel fundamental no processo de economia circular, além de obterem uma renda econômica para seu sustento.
Juan Carlos Quintero Naranjo
Gerente da Emas by Veolia

Como agendar uma coleta

O primeiro passo é registrar-se gratuitamente no site  www.amazoniko.com. Se estiverem localizados no bairro de Palermo, a área de cobertura piloto, eles receberão um guia de reciclagem digital para fornecer as diretrizes básicas de separação e também o folheto Emas by Veolia. De acordo com as instruções, assim que tiverem seus resíduos prontos, deverão agendar a coleta e, em seguida, um dos catadores os recolherá. Aqueles que participarem da iniciativa receberão pontos que poderão ser trocados por descontos ou benefícios.

Daniel Rodríguez, CEO da Amazóniko, explica que a plataforma busca conectar cada extremidade da cadeia para garantir que os resíduos, coletados das residências, deixem de ser lixo e passem a ter uma vida útil.

"Usamos a tecnologia como um meio de ajudar as comunidades a se tornarem mais conscientes de seu impacto no meio ambiente, permitindo que os usuários agendem coletas domésticas e acompanhem suas contribuições para o meio ambiente", diz ele.

Luisa continuará a percorrer as ruas onde já é reconhecida e espera chegar a outros lugares para ensinar suas habilidades: "Muitas pessoas me dizem, ei, eu tiro o chapéu para você e admiro como você trabalha. Agora, ela e os outros recuperadores só esperam que, toda vez que olharem para seus celulares, uma notificação lhes dê as coordenadas para renovar o mundo em casa.