TotalEnergies e Veolia se unem para acelerar a produção de biometano em mais de 15 países

A TotalEnergies e a Veolia firmaram um acordo para produzir biometano a partir das instalações de tratamento de água e resíduos da Veolia, que atualmente estão em operação em mais de 15 países.

 

Em parceria, as empresas vão desenvolver e investir em uma carteira de projetos internacionais, com o objetivo de produzir até 1,5 terawatt-hora (TWh) de biometano por ano até 2025. A produção de gás renovável a partir de resíduos orgânicos será equivalente ao consumo médio anual de gás natural de 500 mil habitantes e evitará cerca de 200 mil toneladas de CO2 por ano. O biometano produzido será comercializado pela TotalEnergies como combustível renovável para mobilidade ou como substituto do gás natural para outros usos.

 

Como parte deste acordo, as empresas vão unir seus conhecimentos industriais para a produção de biometano. A Veolia contribuirá com sua experiência na produção e processamento de biogás a partir de suas instalações, enquanto a TotalEnergies contribuirá com seu conhecimento de toda a cadeia de valor do biometano.

 

TotalEnergias e biometano

 

A TotalEnergies é líder no segmento na França, com cerca de 500 GWh de capacidade de produção, e tem como objetivo tornar-se um importante player em biometano internacionalmente através de parcerias com líderes de mercado, como a Clean Energy nos Estados Unidos. A empresa está presente em toda a cadeia de valor do biometano, desde o desenvolvimento do projeto até a comercialização do biometano e seus derivados (biofertilizantes, bioCO2). Seu objetivo é produzir pelo menos 2 TWh de biometano por ano até 2025, equivalente ao consumo anual de 670.000 consumidores franceses, com uma redução nas emissões de CO2 de 400.000 toneladas.

 

Veolia e biometano

 

A Veolia é hoje um dos maiores produtores mundiais de energia a partir do biogás, com uma fonte de energia primária de quase 6 TWh. Como líder mundial em transformação verde, a Veolia pretende maximizar a recuperação do biogás sob a forma de biometano e expandir sua base de recursos globais com uma abordagem de economia circular. A ambição do Grupo é tornar-se um dos principais atores no setor de biometano e desenvolver maior capacidade de produção de energia verde para ajudar a combater a mudança climática.

 

Temos o prazer de fazer parceria com a Veolia para promover a recuperação de resíduos através da produção de biometano e, dessa forma, contribuir para a economia circular, um dos pilares do desenvolvimento sustentável.O desenvolvimento do biometano é parte da transformação da TotalEnergies em uma grande empresa de energia, e de seu objetivo de se tornar um importante ator no campo das energias renováveis.
Stéphane Michel
Presidente de Gás, Renováveis e Energia da TotalEnergies.
O desenvolvimento do biometano é parte da transformação da TotalEnergies em uma grande empresa de energia, e de seu objetivo de se tornar um importante ator no campo das energias renováveis. Nossa parceria com a TotalEnergies está alinhada com a estratégia da Veolia para desenvolver soluções para descarbonizar o mix energético, especialmente com o biogás, como parte da transição verde que visamos. Globalmente, nossos recursos de biogás oferecem mais de 6 terawatts-hora de energia primária. Com este potencial de produção de biometano e nossa experiência em gerenciamento de biogás, a Veolia pretende se tornar um participante líder na cadeia de valor, enquanto desenvolve uma capacidade de produção de energia verde mais descentralizada e local.
Estelle Brachlianoff
Chefe de Operações da Veolia