Veolia Chile apresentou solução inovadora no Congresso ACADES

Veolia Chile apresentou solução inovadora no Congresso ACADES

É a Geofísica Avançada para todas as etapas de um projeto de dessalinização.

 

O congresso organizado pela Associação Chilena de Dessalinização e Reutilização (ACADES) reúne as mais importantes empresas de mineração, profissionais e fornecedores do Chile e do exterior.

Ele aborda questões atuais, onde são apresentadas soluções e experiências. O evento deste ano foi orientado para a visão de Novas Fontes de Água para o Chile. A ideia é criar uma visão compartilhada da crise da água, gerando consciência e consenso de que sua gestão adequada e oportuna requer a participação e a contribuição da sociedade como um todo, incluindo a colaboração público-privada.

A Veolia Chile participou do segmento de inovação e tecnologia da informação, apresentando o serviço de Geofísica Avançada, orientado, neste caso, para todas as etapas de um projeto de usina de dessalinização

"Essa solução complementa outras disciplinas e especialidades envolvidas no ciclo de vida da dessalinização e reutilização. É um complemento de alto valor agregado, pois permite antecipar - de forma ágil e a um custo relativamente baixo - anomalias no subsolo terrestre ou marinho ou outras situações complexas que - em casos extremos - podem inviabilizar projetos de construção. Então, essa capacidade de antecipação, seja nos estágios iniciais de conceituação e projeto de infraestruturas, seja em sua operação e manutenção, permite um gerenciamento de riscos adequado e oportuno e uma melhor perspectiva de alcançar o desafio de ter Novas Fontes de Água para o Chile". Comentários de Sergio Labbé, Gerente de Operações de Negócios de Água da Veolia Chile.

Em que consiste esse serviço?

É um serviço destinado à detecção, georreferenciamento, posicionamento volumétrico e mapeamento de anomalias primárias. Isso é feito com o uso de tecnologia avançada e a aplicação de uma metodologia não destrutiva e não invasiva.

 

O que é detectado? 

Contaminação por hidrocarbonetos, metais pesados, produtos químicos, lixiviados ou pesticidas.

Anomalias geomorfológicas no subsolo

Anomalias em estruturas ou infraestruturas

⇒  Infraestruturas perdidas sob o subsolo

Achados de interesse arqueológico.

 

Benefícios 

Posicionamento volumétrico, georreferenciamento.

⇒  Rapidez.

⇒  Confiabilidade (com base na metodologia redundante proposta pela VEOLIA).

⇒  Metodologia não invasiva e não destrutiva.

Otimização de recursos técnicos e financeiros.

Alta rastreabilidade, evidências e documentação técnica de apoio que facilitam a gestão de projetos de engenharia, gestão ambiental e gestão técnico-administrativa.