Veolia Chile assina contrato com o Ministério de Obras Públicas para operar o primeiro parque fluvial urbano do país

Veolia mineria Chile 2

Veolia Chile assina contrato com o Ministério de Obras Públicas para operar o primeiro parque fluvial urbano do país

 

 

  • É um sistema de alerta hidrológico e telecontrole, fundamental para atuar ante situações de emergência hidrometeorológicas em Santiago.

A Veolia Chile assinou recentemente um contrato com o Ministério de Obras Públicas para operar e manter um serviço que possibilita estimar previamente o aumento das inundações na bacia do rio Mapocho - principal hidrovia da capital - a fim de tomar as medidas necessárias para, entre outras coisas, proteger os visitantes e as instalações do Parque Fluvial  La Familia.

O local, inaugurado em 2015, está instalado em 20 hectares, cuja construção foi projetada para se tornar um importante espaço recreativo, com praças, lagoas, anfiteatro, campos de futebol e playgrounds infantis, que os moradores da capital desfrutam em todas as épocas do ano.

O serviço que a Veolia Chile fornecerá neste local consiste em um sistema de alerta hidrológico e de telecontrole, essencial para atuar em casos de emergências hidrometeorológicas. Esta solução pode ser implementada em qualquer área que requeira este tipo de sistema para prever eventos semelhantes, a fim de agir com antecedência.

 

 

Veolia mineria Chile 2

Funcionamento

As informações hidrológicas e o mecanismo de alerta fornecem dados regularmente sobre o estado do rio, para prever as inundações em tempo real. Isto é possível graças a um conjunto de sensores distribuídos em toda a bacia do Mapocho, modelos de simulação hidrometeorológica e software de notificação de alerta. 

O sistema de telecontrole coleta as informações e as transmite a um centro de controle. Desta forma, é possível analisar os indicadores a fim de regular as entradas e saídas do parque. 

Além disso, a qualidade da água é monitorada em vários pontos ao longo do "braço do rio", levando em conta parâmetros como turbidez, pH, temperatura, oxigênio dissolvido e potencial redox. 

O funcionamento integral desta solução permite uma melhor compreensão do comportamento do rio e a melhoria progressiva das estratégias de gestão de alerta precoce, a fim de otimizar as medidas de segurança em um local bastante movimentado da capital chilena.