Plastiloop e a circularidade dos plásticos chegam à América Latina

 

Plastiloop e a circularidade dos plásticos chegam à América Latina

 

 

Reciclamos e recuperamos resíduos plásticos. O objetivo? Economizar recursos e oferecer uma alternativa real à produção de plásticos virgens.

 

Reciclagem de plásticos: quais são os desafios?

Atualmente, apenas 9% dos plásticos são reciclados em todo o mundo. No entanto, a produção global continua aumentando de forma constante, dominada pela China, seguida pela Europa e pelos países do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA). Espera-se que a produção triplique até 2050.

Sem coleta e reciclagem adequadas, os plásticos afetam nosso meio ambiente, danificam o planeta e têm um impacto duradouro nos ecossistemas. Precisamos agir agora e oferecer soluções adequadas.

Como membro fundador da Alliance to End Plastic Waste (AEPW), juntamente com mais de 80 empresas associadas de toda a cadeia de valor dos plásticos (produtores, usuários e recicladores), nos comprometemos a contribuir com US$ 1,5 bilhão para ajudar a eliminar os resíduos plásticos do meio ambiente, especialmente dos oceanos.

Nossas soluções de reciclagem de plástico

 

Temos a experiência necessária para processar vários tipos de resinas, que podem ser reutilizadas por nossos clientes industriais. Entre eles estão o polietileno (HDPE ou LDPE), usado em embalagens ou na construção, bem como o polipropileno (PP), usado nos setores automotivo, de construção, móveis e eletrodomésticos, ou o tereftalato de polietileno (PET), encontrado principalmente nos setores de embalagens e têxtil.

 

Oferecemos uma alternativa ao material virgem por meio da recuperação de resíduos plásticos. A reciclagem de resíduos plásticos pode ser dividida em diferentes estágios:

 

       ♦  Coleta e transporte dos resíduos para os centros de reciclagem.

       ♦  Triagem para separar plástico, papel, papelão, metal, etc., antes de classificar novamente os diferentes tipos de plástico.

       ♦  Trituração para converter os plásticos em flocos.

       ♦  Lavagem para remover impurezas.

       ♦  Formulação para atingir a qualidade do produto e as especificações técnicas exigidas pelo cliente.

       ♦  Extrusão para regenerar o material (grânulos) antes de reintroduzi-lo nos processos de produção industrial.

       ♦  Criação de polímeros circulares prontos para uso.

Planta de pelotização de LDPE na Colômbia

 

O primeiro processo da Veolia Colômbia, dedicado à transformação de plástico.  

 

O Parque Tecnológico Ambiental La Sabana, no município de Mosquera, Cundinamarca, tem várias alternativas para o tratamento térmico de resíduos perigosos, como incineração e esterilização em autoclave, uma estação de tratamento de resíduos líquidos, uma célula de segurança e, agora, uma planta de transformação de plástico.

 

No processo de recuperação de polietileno de baixa densidade (LDPE), transformamos o plástico flexível transparente de origem industrial, comercial e municipal em pellets de alta qualidade, que podem ser usados na produção de sacolas, filmes para diferentes aplicações, tubos, embalagens leves e produtos agrícolas, fechando assim o ciclo completamente. Com uma capacidade de 1.000 toneladas por ano, é a semente da operação de recuperação de plásticos da Veolia Colômbia e da América Latina.

 

Processo completo de 

 recuperação de LDPE

ACOPIO

  • Clientes TWM: en las plantas industriales de nuestros clientes, se acopia y alista el plástico que puede ser procesado en nuestra planta
  • Gestores externos: compra de plástico flexible recogido y acopiado por asociaciones de recicladores y otros gestores. 

SEPARACIÓN

Seleccionamos cuidadosamente las diferentes corrientes de material, por ejemplo el plástico stretch del plástico termoencogible, y retiramos contaminantes. Esta labor comienza en las instalaciones de nuestros clientes y termina en nuestra planta en Mosquera, antes de iniciar el procesamiento.

MOLIDO

A través de una banda transportadora, el material seleccionado es alimentado a un molino en el que por medio de 10 cuchillas de tijera se corta en piezas homogéneas de alrededor de 2 mm

LAVADO Y SECADO

El material molido pasa a dos tanques de lavado continuos que tienen la doble función de quitarle contaminantes adheridos al material y además separar por medio de densidad los materiales más pesados, como otros plásticos, metales, etc. Luego llega a los silos de secado que reducen la humedad por debajo del 1%

AGLUTINADO Y PELETIZADO

Los flakes de PEBD son aglutinados para dar densidad al material antes de pasar al tornillo extrusor en el que el material es fundido, moldeado y extruido en un filamento que es posteriormente enfriado y cortado en pellets.    

VENTA DE MATERIAL

Con el cumplimiento técnico de las necesidades de nuestros clientes, el producto final es utilizado para la fabricación de nuevos productos.